domingo, 21 de dezembro de 2008

Viva o Natal!

Vista noturna da cidade de Belém

A palavra Natal, significa nascimento, do latim:Natalis, no sentido de "ser posto no mundo". Comemoramos o nascimento de quem? De Jesus. Ele foi o bebê mais ilustre de toda face da terra, seu nascimento até dividiu a história: Antes de Cristo (a.c) e Depois de Cristo (d.c).

É bem verdade que muitos não descobriram ainda o real sentido da data e comemoram-na de forma consumista e desumana. Desumana porque: Papai Noel não veio para todos. Muitas crianças têm-no ainda como uma fábula bem distante de sua realidade. Quantas famílias não têm sequer pão na mesa enquanto outras desperdiçam comida?

Mas, essas coisas não acontecem apenas no Natal, ocorrem o ano inteiro. No Natal, se tornam mais dramáticas por causa do clima de amor e solidariedade e também de consumismo que é apregoado. A exclusão é inevitável pela própria desigualdade social dos Países.

Porém, para aquele que vive o Verdadeiro Natal, a alegria é constante (apesar dos embates diários), é algo que brota do coração. O nascimento de Jesus está escrito no interior, como carta com destino certo. E, independente de se ter ou não condições de festejar como os demais, há sempre ceias, sempre presentes, sempre luzes iluminando.

Sim, porque os Cristãos ceiam o ano inteiro. A ceia memorial instituida no Novo Testamento(Mt 26:26-29). Presenteiam e recebem presentes o ano inteiro: O ouro, incenso e mirra levados a Jesus pelos reis magos, são doados à todos os que o aceitam como Senhor e Salvador, para que estes também presenteiem outros:

O ouro, traduz realeza e pureza.

O Incenso, representa o aroma agradável diante de Deus. Os vapores de incenso eram considerados símbolo de oração(Sl 141:2)

E a mirra(substância perfumada produzida pela árvore do mesmo nome ao ser ferida) representa dor e sofrimento, vividos por Jesus, na cruz.

Natal, portanto, é o ano inteiro, porque, todos os dias Cristo nasce e renasce nos corações de milhares. Viva o Natal, se alegrando porque Nasceu o Salvador!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...