terça-feira, 20 de janeiro de 2009

TIRADOS DA BOCA DO POVO

Adágios:

Manda quem pode,
obedece quem tem juízo.
Quem diz o que quer,
ouve o que não quer.
Diz-me com quem andas
e eu te direi quem és.
Quem primeiro anda, primeiro manda
Quando a cabeça não pensa, o corpo sofre.
Quem tem boca vai a Roma.
Quem casa quer casa.
Quem me avisa meu amigo é.
Quem pariu Mateus, balança.
Quem gosta torna e quem torna amarga.
Quem tem filhos, tem cadilhos.
Quem meus filhos beija, minha boca adoça.
Deus ajuda a quem cedo madruga.
Mateus, primeiro os teus.
Quem muito abraça pouco aperta.
Quem muito quer, tudo perde.
Não se tira leite de pedra.
Quem vai a chuva se molha.
Quem se faz de mel, as moscas lhe comem.
Quem pode, pode; quem não pode se sacode.
Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela.
Pai nobre, filho rico, neto pobre.
Quem tem boca não manda outro assoprar.
99% dos aduladores são falsos.
Tal a Maria, tal filha cria.
Casa teu filho com a filha do teu vizinho.
Não há mal que não traga um bem.
Não há bem que sempre dure
nem mal que nunca se acabe.
Dos males, o menor.
O seguro morreu de velho;
o desconfiado ainda hoje vive.
Quem tem pressa toma flecha.
Quem fala de mim tem paixão.
Quem aos 20 não barba,
aos 30 não casa,e aos 40 não tem nem um vintém
não barba, não casa, nem tem.
Lenha verde não acende,
quem muito dorme, pouco aprende,
quem não aprende não sabe,
quem sabe não se arrepende.
______________
Autores desconhecidos: provérbios coligidos por Francisco Miguel de Moura.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...