quinta-feira, 18 de junho de 2009

Coretta King



Coretta Scott King, esposa do líder Martin Luther King, nasceu em 27 de abril de 1927 em Marion, Alabama, estado do sul dos EUA com uma longa história de segregação racial. A segunda dos três filhos de Obadiah e Bernice Scott, Coretta estudou no “Antioch College” em Yellow Springs, Ohio e depois graduou-se em música e educação pelo “New England Conservatory of Music” em Boston, Massaschussets, tendo obtido especialização em voz e violino.

Seu primeiro encontro com o então pastor e estudante de teologia, Martin Luther King Jr., foi na década de 60. Apesar de Coretta ser dois anos mais velha do que ele – e alguns centímetros mais alta – eles se casaram em 18 de Junho de 1953 na casa de Coretta em Marion.Grande defensora dos direitos das mulheres ela surpreendeu o sogro, que também era pastor e celebrou o casamento, ao pedir que ele excluísse dos votos a parte em que ela deveria prometer obedecer ao marido.

Coretta sempre acompanhava King em suas viagens e também realizou vários eventos em prol dos direitos civis chamados “Freddom Concerts” nos quais ela cantava e recitava poesias com o intuito de angariar fundos para sua causa e conscientizar as pessoas.Mas sua participação nos movimentos de luta pela justiça social tomou outra dimensão quando da morte de Martin Luther King em 1968. Coretta ficou com a responsabilidade de continuar o legado de seu marido e ainda cuidar de seus quatro filhos: Yolanda Denise, Martin Luther King III, Dexter Scott e Bernice Albertine, então com 13, 11, 7 e 5 anos respectivamente.

No mesmo dia da morte de seu marido Coretta ainda compareceu a manifestação pela qual tinham ido à Memphis demonstrando já ali toda sua determinação em continuar com o trabalho dele.Após a morte de seu esposo Coretta fez uma grande campanha para a aprovação de um feriado nacional nos EUA em honra de Martin Luther King e de seus ideais e pela construção do Centro Martin Luther King Jr. Para Mudanças Sociais Não Violentas.

O feriado, após muita polêmica, foi celebrado pela primeira vez, em todos os estados do país, em 1999, após 31 anos de luta. Ele é celebrado na terceira segunda-feira de Janeiro, próximo a data de aniversário de Martin Luther King (15 de Janeiro).Coretta King, faleceu em 30 de Janeiro de 2006, aos 76 anos de idade.

Fontes:Academy of Achievement
Infoescola

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...