segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Coisas inúteis para fazer com uma churrasqueira

Há mais de dez anos comprei uma casa com uma churrasqueira. Ela não teve qualquer influência na escolha da casa. Era um acessório e como tal seguia o principal. Nunca preparei um churrasco na minha vida e, mesmo agora com uma churrasqueira em casa, desejei tal aventura. São muitos os motivos. O primeiro deles me faz lembrar uma propaganda ridícula em que um baixinho ruivo, só de sunga e com uma ponchete, dança "adocica" de Beto Barbosa com uma cerveja na mão. Desse cenário aterrorizador, podemos deduzir: não há churrasco sem cerveja e não há cerveja sem ao menos um bêbado ridículo enchendo a paciência dos convidados, crente que está abafando, e isso eu não quero na minha casa.

Outro motivo, menos ranheta, mas também digno de consideração é o fato de que o churrasco provoca câncer. De acordo com os especialistas em Medicina Ortomolecular só o cigarro pode ser mais perigoso do que as picanhas, lombos e linguiças assados na brasa ou defumados.

Além do excesso de gordura, que dificulta a digestão e força o estômago a produzir ácido em demasia, levando a corrosão das paredes do intestino, pode também levar para dentro do nosso organismo uma substância chamada amina heterocíclica. Essa substância, criada pelo calor da grelha, responsável pelo pretinho crocante dos churrascos, é um dos agentes causadores do câncer. Também o abuso do sal, que sempre acompanha o churrasco, é altamente nocivo e está relacionado principalmente ao desenvolvimento de câncer de estômago.

Por que então mantenho essa churrasqueira na minha casa? Os motivos não são muitos. O mais forte deles é que para manter a paz e a harmonia do lar, cedi aos argumentos, nada convincentes, da minha esposa e filhas, que acham a churrasqueira chique.

Mas se a utilidade de um churrasqueira é fazer churrasco e não o faço, o que devo fazer? Resolvi, pois, listar algumas coisas "úteis", tanto quanto ela é na minha casa, para fazer com uma churrasqueira:

1º - Tirar fotos - as churrasqueiras sempre ficam bem no álbum de família e às vezes são mais bonitas que os donos;
2º - Testar o extintor de incêndio;
3º - Enfeitar com pequenos jarros;
4º - Utilizar como cabide (dependurar pequenos objetos);
5º - Assar o gato da vizinha;
6º - Usar como criadouro de insetos (aranhas, baratas, mosquitos e outros);
7º - Tocar fogo na proposta de apólice de seguro;
8º - Esconder o celular de sua filha;
9º - Guardar a certidão de casamento;
10º - Ficar olhando pra ela e procurar entender a inutilidade de certas coisas.

É provável que o leitor não concorde com algumas das utilidades relacionadas, mas a lista não está fechada. Ela pode ser completada também por você ou, se preferir, morra de câncer.

Autor: Francisco Miguel de Moura Júnior

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...