sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

DEDICATÓRIA E SEUS GUARDADOS

 Rosidelma Fraga*



Dedicar um poema, um romance, um quadro, uma peça musical ou qualquer outra composição artística a alguém tem sido um cerimonial desde a antiguidade, a exemplo das Odes de Safo para Anactória, podendo perdurar sempiternamente. Entretanto, poucos leitores veem na dedicatória uma expressão que comunica mais que o simples fato do registro numa obra de arte. Por esta razão e pelo chamado da palavra que habita em nossa alma de escravo feliz, abri a página branca para comentar sobre a dedicatória e seus guardados.

Dedicar uma obra a alguém significa guardar a pessoa com o apreço. E guardar tem vários sentidos para o poeta Antonio Cicero: “Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é, estar por ela ou ser por ela”. Em consequência, dedicar equivale ao ato de conservar sentimentos que se tornam históricos. Na dedicatória partilham-se sensações, paixões, gratidões, emoções que passam a ter características subjetivas intransferíveis e sui generis.

A dedicatória, quiçá, tenha muito mais sentido para quem a recebeu do que para quem redigiu. Receber uma dedicatória pode ser um motivo de louvor, admiração, adoração, respeito e gratidão. Significa ter deferência e fazer a diferença para alguém. O objeto dedicado, a matéria primorosa para o artista, passa a ter um valor assaz real para a pessoa homenageada, ainda que o autor nem tenha ciência dos caminhos que suas palavras tomaram.

No mar português, lembramos de Fernando Pessoa e suas cartas endereçadas a Ofélia. Numa dessas cartas, Pessoa registrou a relevância de guardar uma palavra escrita que é tão especial quanto uma dedicatória. Assim o poeta escreveu: “Ophelinha, Não sei o que quer que lhe devolva – cartas ou que mais. Eu preferiria não lhe devolver nada, e conservar suas cartinhas como memória viva de um passado”. Conservar foi o verbo usado por Pessoa e tem a mesma acepção de guardar ou reter na memória de quem recebeu as cartinhas da amada.

Quando José Saramago dedicou A viagem do elefante a sua deusa Pilar Del Rio, certamente, para ele, o sentido de guardar era uma forma de gratidão, pois tal livro foi retomado graças a ela. Segundo o escritor português, Pilar esteve ao seu lado para recuperar a saúde e voltar ao projeto de escrita da história. Dedicar o livro a amada foi uma forma de dizer: “Você, meu amor, faz parte desta realização. Sem você eu não escreveria este livro”. E isso serve para todos os autores que dedicam obras artísticas a um ser precioso que vê o ato como uma celebração de maior patrimônio e, por tal atitude, a pessoa decide guardar, fitar, velar, vigiar ao ponto de reter o tempo e eternizar o objeto guardado. E não precisa ser um livro com cartão perfumado, pode ser uma simples lembrança do dia das mães, um vaso com as seguintes palavras: “Ofereço à melhor mãe do mundo”. Toda mãe guardará essa singela lembrança numa estante como se fosse melhor que um quadro pintado por Leonardo da Vinci.

Gonçalves Dias dedicou os versos do poema Ainda uma vez adeus a sua musa Ana Amélia e esse presente ficou na memória da literatura, pois nas páginas da obra estão gravadas a figura da mulher amada e o amor inatingível nas seguintes palavras: “Enfim te vejo, enfim posso curvado a teus pés dizer-te, que não cessei de querer-te”.

Não tão diferente de Vinícius de Moraes, outro admirador das mulheres, Castro Alves, segundo Jorge Amado, em ABC de Castro Alves, escreveu obras poéticas tão imensamente banhadas pela dedicatória amorosa. Só para citar os três de seus amores: Eugênia, Idalina e Leonídia Fraga. Ainda hoje, as dedicatórias não perderam os valores românticos e afetivos por conta da intensidade do verbo guardar. Para Eugênia, Castro Alves dedicou os versos: “Fiz de meus versos a púrpura escarlate/Por onde ela pisasse em marcha triunfal”. Ao final de sua vida carregada de sensibilidade, o poeta condoreiro consagrou versos às mulheres que amou: “Mulheres que eu amei. Anjos louros do céu! Virgens serenas! Madonas, Querubins ou Madalenas! Surgi! Aparecei!”. O sentimento do amor perdurou e não envelheceu na ação de guardar, tornando a atitude romântica uma forma legítima de que dedicar algo a uma pessoa significa provar que a amamos ou que tenhamos estima especial por ela.

Charles Baudelaire, depois de ter apaixonado pela mulata Jeanne Duval, com quem viveu uma paixão arrebatadora, abominada pela mãe, dedicou a tal paixão o ciclo de poemas "Vênus Negra” que, a rigor, ficou armazenado na história de vida do poeta de Flores do mal.

Seja romântico ou moderno, dedicar é homenagear, não necessariamente a uma parceira amada, tendo em vista que João Cabral de Melo Neto confeccionou vários poemas a Joaquim Cardozo, celebrando tributos a um poeta com quem soube aprender no que diz respeito aos poemas para vozes, poemas sobre o Recife e daqueles considerados de linhagem lírica a palo seco.

Manoel de Barros dedicou poemas a Bernardo da Mata e esse figurará para sempre em sua poesia lírica e na memória do leitor. Logo, para Manoel, dedicar é esmiuçar, transver, fazer com que uma pessoa desimportante transluza ao ponto de torná-la mais célebre que um pássaro pousando no mais alto rochedo.

É assim que a dedicatória pode ser entendida, como um ato de solenizar, guardar, celebrar, agradecer, lembrar e reconhecer. Conforme escrito alhures, a dedicatória passa a ter muito mais importância para quem a recebeu do que para quem escreveu. Lembro-me de que, em 2001, escrevi um poema em homenagem a um poeta querido, assim como já escrevi para muitos e nem sei o destino e os maus julgamentos que fizeram deles. Acidentalmente, o poema desapareceu da memória de meu computador. Eis que, comentei o incidente com o poeta e ele, salvo pela tecnologia, me enviou o poema por e-mail, em 2008, pois estava guardado a sete chaves. A ação da pessoa que guardou o poema emocionou-me muito, uma vez que eu não sabia do real valor de minhas palavras a quem os versos foram tributados. E veja que nem foi para um namorado e nem um poema romântico. Foi simplesmente uma singela homenagem ao melhor professor de literatura que encontrei durante a minha licenciatura. Resgato o poema como se o passado fosse agora, a fim de arquivá-lo em sua essência, ainda que, se não fosse pelo ato de celebração intransferível, eu reescreveria os versos, reorganizando a pontuação e cortando palavras, já que o grande mestre dos poetas nos ensinou que “escrever é como catar feijão e devemos jogar fora os grãos que boiar”. Porém, em decorrência do valor de guardar a coisa e vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, segue o poema ipsis litteris, certa vez dedicado, uma vez guardado:



UM MESTRE INDÍGENA
(Ao poeta e professor Isaac Ramos).


Era um índio com olhos mui negros
Cujos cabelos são como a tinta do carvão.
Não era índio da selva... nem das tabas
Nem da Epístola de Caminha.
Era índio Mestre! Índio em terra alheia
Muito mais dono que o criador.
Índio sábio! Audaz como pássaro preto
Que chega subitamente e domina
Os traiçoeiros!
Índio que me ensinou a ler versos
Sem ter nada escrito.
Não... não precisa expor as vergonhas saradas
Para revelar os mistérios de um poema!
Basta a nudez de teu olhar espiral...
Um sinal no sorriso.
É preciso amar símbolos e gostar de ser índio.
Índio sem barulho, sem ventos e sem matas...
Mas índio, Isaac, deve ter sangue na pena
E nas palavras selvando as plumas do poema.

________________
*Rosidelma Fraga, escritora (poesia, crítica literária e ensaios), brasileira, professora, doutora em Literatura, trabalha e mora em Goiânia – GO.

Um comentário:

CHIICO MIGUEL disse...

Gosei muito do seu artigo, como gosto de tudo seu. Estou lendo um livro de crônicas onde o autor cita mutos versos do Manoel de Barros - Autor: Rubem Alves. Obra: Pimentas. Quando eu tiver tempo de digitar uma das crônicas já lidas, o farei. Sim, copiei todo o seu currículo, para os meus arquivos no Word.
Abraços afetuso e muitos xeiros do coração.
chico miguel de moura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...