quarta-feira, 1 de maio de 2013

RUI BARBOSA - SEMPRE ATUAL

Ruy Barbosa*

"De tanto ver triunfar as 
nulidades,
de tanto ver prosperar a
desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de ver agigantarem-se os 
poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar
da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto".

_______________________________________
MINI-BIOGRAFIA
Ruy Barbosa de Oliveira (Salvador, 5 de novembro de 1849 — Petrópolis, 1 de março de 1923) foi um jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda do novo regime, sua breve e discutida gestão foi marcada pela crise do encilhamento sob a proposição de reformas modernizadoras da economia. Destacou-se, também, como jornalista e advogado.
Foi deputado, senador, ministro. Em duas ocasiões, foi candidato à Presidência da República. Empreendeu a Campanha Civilista contra o candidato militar Hermes da Fonseca. Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente entre 1908 e 1919.
Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia (1907), notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o apelido de "O Águia de Haia". Teve papel decisivo na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz da Corte Internacional de Haia, um cargo de enorme prestígio, que recusou.
    "A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é o maior elemento da estabilidade."






Postado por Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, residente em Teresina, Piauí, porque tem utilizado muitas vezes estas e ouras frases exemplares do grande orador, parlamentar, político e jornalis que foi Rui.


Rui Barbosa não ruirá nunca.










Um comentário:

Verinha Portella disse...

Boa noite,caro Chico Miguel!

Passando para uma visita e te desejar um noite feliz,de paz,reconfortante.

Um beijo de sua fã

veraportella

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...