quinta-feira, 20 de junho de 2013

QUEREMOS MANIFESTAÇÕES DE RUA

Francisco Miguel de Moura 
e Paschoal Motta  - Escritores

         “A RUA É A MAIOR ARQUIBANCADA DO BRASIL” – como na propaganda da FIAT, na TV. 
        
E o poder corrompe. Quanto mais poderooso é o poder, mais corrupção existirá. Os partidos da “base aliada” devem concientizar-se disto e de que não têm mais a confiança da parcela maior do povo brasileiro que deseja um país melhor na educação, na saúde, na segurança e na economia, na boa distribuição dos seus recursos entre regiões enriquecidas e regiões pobres (entre ricos e pobres, portanto). Os pequenos partidos, como quer o Poder Judiciário, devem ter todo o direito de existir.
       
 Nem este artigo, nem o seu conteúdo são de minha autoria, apenas me encarrego de retransmiti-lo pelos meus blogues. Ele me foi enviado por e-mail de meu amigo Paschoal Motta, mineiro, mora em Belo Horizonte, é professor universitário e jornalista, nas duas funções já aposentado, mas gosta da internete e de vez em quando me manda coisas sérias. Nós concordamos com o que aí vai, pela verdade que proclama:

 “Brasília - Os protestos iniciados há uma semana em São Paulo contra os aumentos dos preços dos transportes públicos e o mau uso dos dinheiros públicos alastraram a outras cidades do Brasil.

Nesta segunda-feira (18), as ruas e avenidas de Brasilia, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram palco de protestos de muitos milhares de estudantes e trabalhadores. As manifestações foram também convocadas por redes sociais e organizações não governamentais para outras cidades como Natal, Belém, Curitiba, Campinas e Florianópolis”.

 Segundo o Palácio do Planalto, "a presidenta Dilma Rousseff considera que as manifestações pacíficas são legítimas e próprias da democracia e que é próprio dos jovens se manifestarem".

A presidente esteve reunida com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar do assunto.

Mais cedo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse aos jornalistas que o governo está preocupado com os protestos, e quer garantir diálogo com os movimentos para entender "anseios importantes" que têm levado as pessoas a se manifestar.

A manifestação em São Paulo mobilizou cerca de 30 mil pessoas, segundo números da Polícia, e mais de 70 mil, de acordo com institutos de pesquisa social. Os manifestantes ocupam as oito faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das mais movimentadas da cidade. A manifestação chegou às maiores artérias da cidade, como a Marginal Pinheiros.

No início da manifestação, a presença policial era discreta, em resultado de um compromisso assumido na manhã desta segunda-feira entre o governo estadual, Ministério Público e líderes do Movimento Passe Livre ,que tem conduzido os protestos com mobilização pelas redes sociais, desde há uma semana.

O compromisso ocorreu depois da onda de críticas à atuação das forças policiais que reprimiram com violência as anteriores manifestações na capital paulista.

Na região central do Rio de Janeiro, milhares de manifestantes concentraram-se na Avenida Rio Branco e nas ruas transversais, em direção à Cinelândia. Muitos estabelecimentos comerciais e escritórios anteciparam o horário de encerramento.

Centenas de manifestantes chegaram ao Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no centro da cidade, que estava isolado por policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM).

Os manifestantes fizeram uma fogueira nas escadarias do prédio, quebraram vidros e ocuparam a escadaria da Alerj. Os policiais tentaram revidar com bombas de efeito moral, mas acabaram por retirar, admitindo que a situação teria ficado fora de controle, segundo jornalistas no local. A meio da noite, a situação permanecia tensa, com algumas dezenas de policiais no interior do edifício cercado pelos manifestantes.

Em Belo Horizonte, capital estadual de Minas Gerais, a manifestação contra os gastos públicos com as obras para mega-eventos, como as copas das Confederações e do Mundo, em 2014, mobilizaram muitos milhares. 

A marcha teve início na Praça Sete, no centro da cidade. Foram registrados confrontos na Avenida Antônio Carlos, perto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com intervenção da tropa de choque da Polícia Militar (PM) que disparou bombas de gás lacrimogêneo. Vários manifestantes ficaram feridos. A polícia impediu os manifestantes de se aproximarem do estádio do Mineirão, um dos estádios da Copa das Confederações.

Em Brasília, a capital federal, milhares pessoas participaram de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, onde se concentram os principais edifícios do governo federal, Congresso nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Os manifestantes exigem a aplicação de recursos na educação, saúde, passe livre no transporte público e denunciam os gastos públicos nas obras para as copas das Confederações e do Mundo.

 Empunhando faixas, cartazes e bandeiras do Brasil os manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios em direção aos edifícios da Câmara dos Deputados e do Senado.

Os manifestantes conseguiram romper o cordão policial e ocuparam os terraços do edifício do Congresso.

No sábado, durante a inauguração da Copa das Confederações, no estádio nacional, em Brasília, um dos que consumiram recursos milionários do erário público, a presidente da República, Dilma Rousseff, foi vaiada por milhares de espectadores”.
         
                       (Atualizada às 21.56, de 17-6-2013 ) NEWLETTER PORTUGAL

Um comentário:

Evanir disse...

Uma luta sem guerra sem sangue mostrar ,
que apesar da pessíma educação
e exemplo dada pelos governantes:Mostrar que temos a educação
recebida dos nossos pais.
Nossos jovens são filhos da nossa incansável
esperança por um Brasil sem fome
de todas as necessidades.
Tenho estado um pouco ausente nesses últimos tempos
fico triste quando a vida por trás da telinha
me obriga a ficar longe de você.
Carinhosamente te desejo um abençoado
e feliz final de semana beijos no coração.
Evanir.
Tem Uma Mensagem Acorda Brasil.
Juntos Vamos Acordar O Brasil..
Somos Todos Irmãos....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...