segunda-feira, 13 de abril de 2015

D. Maria Mécia Moura – Memorial das Bodas de Ouro




               A FAMÍLIA - Uma das muitas comemorações do aniversário de Maria Mécia Morais Araújo, desde que o casal (Francisco Miguel de Moura e Maria Mécia Morais Araújo Moura) completou 50 anos de casados (Bodas de Ouro). Sempre presentes os filhos varões do casal: FRANCISCO DE ASSIS FRANKLIN MORAIS MOURA, LADEMIRO MIGUEL MORAIS MOURA, FRANCISCO MIGUEL DE MOURA JÚNIOR, FRITZ MIGUEL MORAIS MOURA e MÉCIA MORAIS MOURA; as noras: WILMA REJANE NERI SOUSA MOURA casada com o primeiro filho nomeado; MÔNICA QUEIROZ MOURA, com o segundo; ANA VAZ MOURA, com o terceiro; e LEINA SABINO MOURA, com o quarto. O quinto é MÉCIA MORAIS MOURA (que herdou da mãe não só o nome, mas até o carinhoso apelido de Mecinha), solteira, estudante universitária. Na festa das Bodas de Ouro, em 08-12-2009, aqui estiveram todos os presentes.   
A seguir enumeramos todos os netos do casal comemorante: Dona Maria Mécia /Francisco Miguel: FELIPI e JOYCE, filhos de Franklin Morais Moura/Wilma; TAINÁ e TAIRINE, filhas de Francisco Miguel de Moura Jr./Ana; SARAH, SAHVIC E FRANSCARLO, filhos de Fritz Miguel Morais Moura/ Leina; LUCAS, DAVI e MARIANA, filhos de Laudemiro Morais Moura/Mônica.
                                
NOVIDADES - Francisco Miguel de Moura e Maria Mécia Morais Araújo Moura possuem HOJE duas bisnetas, que chegaram recentemente para alegrar a vida dos avós Franklin/Wilma e dos bisavós Francisco/Mécia. São as princesas SOFIA e SABRINA, filhas de Joyce/Jaymerson.

CONVIDADOS E RECEPÇÃO - Dr. CELSO BARROS COELHO, advogado, político, grande tribuno, membro da Academia Piauiense de Letras, professor emérito da Universidade Federal do Piauí; SIMPLICIO MORAIS SANTOS, comerciante, político, aposentado, ex-Prefeito de Francisco Santos-PI; JOÃO BORGES CAMINHA, bancário aposentado, advogado, escritor, professor da Universidade Federal do Piauí; FRANCISCO DAS CHAGAS MEIRELES, contabilista e bancário aposentado (BB); NILDOMAR DA SILVEIRA SOARES, advogado, desembargador, membro da Academia Piauiense de Letras; HUMBERTO GUIMARÃES, Médico, professor da Universidade Federal do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras; Dr.REGINALDO MIRANDA, advogado, historiador, Presidente da Academia Piauiense de Letras; JOSÉ MARIA VASCONCELOS, professor aposentado, ex-diretor do Colégio Éden, Teresina, escritor e crítico literário; FRANCISCO HARDI FILHO, jornalista, escritor, funcionário público aposentado e membro da Academia Piauiense de Letras; JOSÉ MARIA DE AGUIAR RAMOS, bancário aposentado (BB), historiador e poeta; JOÃO MORAIS SOBRINHO, ex-padre, proprietário e professor aposentado; FRANCISCO MORAIS DE ARAÚJO, contabilista, funcionário da CEPISA, aposentado; FABIANO PESSOA, funcionário do IBAMA; LAUDEMIRO CÉSAR CASTRO MORAIS, médico; ANTÔNIO CARLOS SABINO, comerciante; ARTULINO COELHO DE ANDRADE, funcionário aposentado; FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DE SÁ, geólogo; OTHON LUSTOSA, magistrado, desembargador, escritor, membro da Academia Piauiense de Letras; THOMAZ GOMES CAMPELO, magistrado, escritor, membro de várias Academias de Letras; HAILTON PEREIRA DA SILVA, funcionário da COELBA, aposentado; FRANCISCO DAS CHAGAS VASCONCELOS, bancário (BB), aposentado. Todos são casados e vieram com suas respectivas esposas; e Dona JÚLIA MAGALHÃES, funcionária pública, viúva do escritor Magalhães da Costa.

A ANIMAÇÃO DA FESTA - A entrada do ambiente da festa, os nubentes de 50 anos foram aplaudidos pelos convidados presentes.
Um grupo de garotas apresentou “A dança do ventre”. Uma dupla de cantores fazia sua parte. OS CONVIDADOS deliciaram-se com a arte das meninas, realmente lindas e competentes e as aplaudiram.
Não houve discurso nem antes nem depois. Apenas o poeta Francisco Miguel de Moura recitou um dos inúmeros poemas que compôs para a esposa, durante toda sua consagrada ida de poeta.
Um fotógrafo e um cinegrafista cobriram todo o ato comemorativo. Alguns casais dançaram e animaram a festa. Depois foi servido um lauto jantar a todos os convidados. Maria Mécia Morais Moura e Francisco Miguel de Moura posaram junto a cada casal para as fotos históricas. Os dois artistas da fotografia não perderam nenhum momento e ainda presentearam o casal com um lindo banner de algum dos lances de fotos, em tamanho grande, até agora entronizadas do quarto do casal.
                                                                         **
BIOGRAFIA - Vamos conferir, resumidamente, nesta especial reportagem a posteriori, a história e trajetória de uma dama de classe média, originária de Picos, onde se casou com Francisco Miguel de Moura (Chico Miguel) e seu irmão, Pe. JOÃO MORAIS FEITOSA, encarregou-se da cerimônia religiosa, do que fez questão de solicitar licença à Igreja, antes tendo cuidado de todos os papéis. O Sr. LAUDIMIRO MORAIS FEITOSA, pai da noiva, comerciante conceituado, na cidade, proprietário e pai de família exemplar, preparava a festa, juntamente com D. ESTHER MORAIS ARAÚJO. O evento foi abrilhantado com cerca de mil convidados da sociedade picoense. Foram padrinhos de casamento da noiva: Sr. FRANCISCO DE ASSIS COIMBRA e D. VILANY MORAIS COIMBRA, e do noivo, Sr. ABRAÃO CONRADO COSTA e D. MARIA PORTELA COSTA.

HISTÓRICO - Maria Mécia Morais Araújo Moura nasceu na cidade de Picos - PI, aos 10 de abril de 1941, sendo, portanto, do signo de Áries. Temperamento guerreiro (dos Feitosa), forte, inteligente, lutadora, guerreira e, ao mesmo tempo amorosa, generosa, disposta a tudo que estiver ao seu alcance, quando se trata da família – entendendo-se aqui por família não apenas o esposo, filhos, pais, irmãos, tios e primos. Ela vai mais longe e conta histórias fabulosas dos seus antepassados, ouvidas de D. ESTHER e Seu LAUDIMIRO (Mirô), das suas origens na Paraíba e no Ceará, e do povo de Picos, durante o tempo em que lá viveu. Ainda pequena Maria Mécia recebeu o apelido carinhoso de MECINHA. Estudou no Colégio das Irmãs (Instituto Monsenhor Hipólito), em Picos, até 1958. Seus pais tinham a pretensão formá-la professora normalista.  Ela não se interessou muito por isto. Prática e industriosa, fez logo um curso da ESCOLA DE CORTE, COSTURA E BORDADO "MARVAN  DE FIGUEIREDO", da Profª. Isabel Nunes Maia,  que havia na cidade. Depois botou a sua própria escolinha, ensinando às moças de sua idade e de outras, onde as irmãs de CHICO MIGUEL (Francisco Miguel de Moura) estudaram: - MARIA JOSEFA DE SOUSA e HELENA JOSEFA DE SOUSA – suas futuras cunhadas. Namoro de seis meses, noivado de seis, para preparação. Casada, logo no primeiro ano teve um filho e, no segundo, outro: FRANKLIN e FULTON (este faleceu com seis meses de idade). Nesse ínterim, CHICO MIGUEL DE MOURA, funcionário do Banco do Brasil, foi transferido para a Bahia. Dona MÉCIA ainda tentou voltar aos estudos, mas, como nos dois primeiros anos, nasceram, já na Bahia, LAUDIMIRO MIGUEL e FRANCISCO MIGUEL JR. Desta forma encerrou seus estudos parte em Itambé e parte em Teresina, onde terminou o segundo grau.
O casal chegou a Teresina, em outubro de 1964, para aqui fixar-se: ele, funcionário do Banco do Brasil, e ela, simplesmente uma grande mãe, tendo mais o último filho do sexo masculino, FRITZ MIGUEL MORAIS MOURA. E continuaram a vida harmonicamente, de forma que hoje, com a família toda criada e bem situada, cada qual tem suas respectivas ocupações, depois de terminarem seus: um é empresário, dois professores, outro advogado e bancário (Caixa Econômica), D. Mécia considera-se uma mulher feliz e realizada ao lado do grande escritor (poeta, cronista, contista, romancista e crítico literário) FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, membro da Academia Piauiense de Letras, com cerca de 40 livros publicados e espalhados pelo Piauí, Brasil e pelo exterior (Portugal, Espanha, França, Itália e Estados Unidos). MARIA MÉCIA MORAIS ARAÚJO MOURA, estimulada por seu esposo e pelos filhos, publicou um livro de receitas denominado RECEITAS DO CANTINHO DA MAMÃE e mantém um blogue do mesmo nome, na internete. A obra foi um sucesso de vendas.

                                                                         ***
        
        Todos os anos MARIA MÉCIA comemora, com festa, seu aniversário, em companhia da família: marido, filhos, cunhadas, netos e bisnetos, irmãos, primos, amigos e amigas.  Mas, o ANIVERSÁRIO DESTE ANO, por força maior (doença em dois membros da família), foi adiado para o DIA DAS MÃES - 1º DE MAIO, juntando, assim, duas datas para a festa ficar maior.
      
                                     Teresina, PI, 10 de Abril de 2015.

6 comentários:

CHIICO MIGUEL disse...

Vozinha, feliz aniversário!!!
Desejo à senhora tudo de melhor que existe no mundo.
Muitas alegrias,muitos momentos bons ao lado de pessoas que te amam, muito amor e principalmente muita saúde, que Deus permita que a senhora continue em nossas vidas por muito e muitos anos.
Vozinha, é orgulho imenso ser sua neta. Desde pequena papai sempre compartilhava comigo a grande mulher que a senhora foi e continua sendo,desse modo comecei a admirá-la desde muito cedo, e pra pra mim é uma honra ser tão parecida com a senhora (até mesmo nos defeitos).
Por fim, vozinha, aproveite muito a data de hoje, comemore esse presente de Deus, mais um ano de vida.E saiba que muitas pessoas te amam incondicionalmente e torcem pela sua felicidade.
Tairine Vaz Moura

CHIICO MIGUEL disse...

Mécia, você é meu grande amor, sem você eu não seria ninguém. Parabéns!
Um grande abraço e muitos beijos. Que tenha cem anos de felizes aniversários.
Mécia, seu nome é poesia. Muitos anos seja a sua vida. E o que lhe agrade e goste e lhe enseje:
Iremos ser felizes como ontem, vejo, amor, amor, sempre, minha querida.
Xico Miguel

CHIICO MIGUEL disse...

Parabens, D. Mécia, que Deus sempre esteja ao seu lado e os anjos te protejam. Te desejo muita alegria nesse especial, muita saúde, grandes conquista, e que você passe muitos e muitos anos ao nosso lado compartilhando as coisas boas e nos cubriando de sábios conselhos. Feliz aniversário!
Disse LEINA SABINO MOURA

CHIICO MIGUEL disse...

Parabéns, tia, muitos anos de vida.Mulher guerreira e disposta a lutar pela sua família. Uma abraço, tia.
Disse DR. LAUDEMIRO CÉSAR.

CHIICO MIGUEL disse...

Ana Lúcia Vaz Moura disse...Parbéns, D. Mécia, muita saúde... Saúde... Saúde. E mais saúde. Parabéns pela pessoa maravilhosa que és. Que Deus lhe conceda muitas primaveras, pois sua missão aqui ainda está muito longe de terminar.
Pessoas iluminadas como você, fazem toda a diferença neste mundo. Lhe admiro muito.Estou um pouco afastada de você fisicamente, mas todos os dias penso e rezo por você.Beijos.
as) ANA VAZ MOURA.

Wilma Rejane disse...

Parabéns a matriarca da família! Dona Mécia é guerreira, trabalhadora,alguém que soube educar os filhos e edificar a casa ao lado do esposo. Sem dúvidas, um exemplo para gerações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...