domingo, 22 de junho de 2008

Mandrágoras?

Citada na Bíblia, nos livros de Gênesis e Cantares, as mandrágoras se tornaram para mim, e creio que para muitos, objeto de curiosidade.Que tipo de planta despertaria à atenção de Léia e Raquel à ponto de trocarem mandrágoras por uma noite com Jacó? Ela realmente possui efeitos afrodisíacos?


Fiquei surpresa ao constatar que grande parte das informações sobre a planta disponível na Internet têm origem em sites e blogs de ocultismo, mais precisamente de bruxaria.Para cada 15 desses sites, existem2 cristãos trazendo informações sobre a planta. Seremos portanto, mais uma fonte de pesquisa cristã entre tantas ocultistas. Não desprezarei contudo os fatos místicos que envolvem a planta e seu uso.


"As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ò amado meu eu os guardarei para ti". (Cantares 7:13)


Nos textos bíblicos elas estão sempre relacionadas a romance. O nome hebraico para mandrágoras é : "dudhaim", formado pela mesma raiz de "amor" o que contribui para que a planta seja considerada afrodisíaca e de aumento da fertilidade humana, principalmente no oriente médio. Esse pensamento, no entanto, também pertence aos europeus.


As mandrágoras são plantas muito perfumadas, originárias da região do mediterrâneo,têm caule curto e emitem uma roseta de folhas de cujo centro possuem hastes de flores nas cores violeta e azul. São da família Solanaceae.Existem dois tipos de mandrágoras: oficinal, ou seja, de uso médico (mandrágora officinales e mandrágora fêmea(nome popular), já que ambos os tipos são hermafroditas; possuem os dois sexos.MANDRÁGORAS, INQUISIÇÃO E SUPERSTIÇÃOPor sua raiz antropomorfica (forma humana), a planta contribui para seu renome como planta mágica. As ditas bruxas e feiticeiras "esculpem" a raiz e lhes acrescenta detalhes para usarem como "fórmula do amor".No século XVI, queimavam mandrágoras e guardavam as cinzas com todo o cuidado, envolvendo-as em lenços de sêda ou linho, na crença de que isso traria felicidade.
Durante a inquisição a mandrágora era tida como planta maldita, por ser atribuída a ela poderes místicos. As penas imputadas à quem era encontrado com mandrágoras eram severas.EFEITO MANDRÁGORA OU MANDRAK (mandrágora em inglês)


Por ser considerada tóxica, ela é um anestésico tão potente que quem o experimenta aparenta estar morto. Produz visões, alucinações e delírios que podem levar a demência. São-lhe atribuídas propriedades: Afrodisíaca, alucinógena, analgésico e narcótica. Já foi muito usada como anestésico em operações, principalmente pelos romanos. É uma planta rara e seu valor comercial e caríssimo.LÉIA, RAQUEL, AS MANRÁGORAS E JACÓ


No texto bíblico de Gênesis 30:14, o filho de Léia, chamado Rúben, acha mandrágoras no campo e as dá a sua mãe. Raquel desejosa das mandrágoras propõe um trato: Alugar seu marido em troca da planta. Não sei de que serviriam as mandrágoras a Raquel sem o seu marido por perto, ou ela guardou as mandrágoras para uma outra ocasião ou as usou em algum rito supersticioso. O próprio poder afrodisíaco atribuido as mandrágoras já demonstra uma fé abalada.


RAQUEL PREFERIU AS MANDRÁGORAS; LÉIA ,A ORAÇÃO.Deus concedeu um filho a Léia(Isaacar), fruto do relacionamento com Jacó, na noite em que foi alugado pelas mandrágoras. Gênesis 30;17 diz: "E ouviu Deus a Léia, e concebeu e teve o quinto filho".SUPERSTIÇÃO: Conduz a criação de crenças ou práticas, nas quais se manifesta a tendência de atribuir a causas sobrenaturais ou ocultas, fenômenos explicáveis naturalmente.Raquel era estéril, sua crença nas mandrágoras não a tornou fértil lhe dando o filho tão esperado.Deus abomina todo e qualquer tipo de superstição.O MILAGRE SEM MANDRÁGORAS


"E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre". Gênesis 30:22A fé no Deus verdadeiro lhe deu dois filhos: o abençoado José e Benjamin.


Acredito que essa planta está ligada ao amor, como cita Cantares, por ser: perfumada, e seu próprio nome sugerir romance. Receber mandrágoras seria, e com certeza o é, mais impressionante que receber buquês de flores ou rosas, que apesar de muito bonitas, podem ser encontradas com facilidade, ao contrário das mandrágoras.


Quanto às suas propriedades medicinais, se comprovam pelo seu uso entre os romanos. Eles a utilizavam como anestésico em cirurgias. Quanto aos seus poderes afrodisíacos e de aumento da fertilidade humana, não encontrei nenhum artigo científico comprovando-os. Para mim, contudo, a narrativa bíblica em Gênesis é suficiente para dismistificar a fama de planta milagrosa.


Fontes:Harrypotter.combr.

answers.yahoo.com

carcasse.com

Wikipédia.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...