sábado, 1 de novembro de 2008

O EU...


Pedro Bloch*


O Eu nerótico é um Eu com uma infinidade de barreiras de defesa. O Eu normal é um Eu em expansão, um eu que ilumina em torno. O Eu neurótico é um tremeluzir. O Eu normal é um farol que só se preocupa em em dar luz aos que buscam caminhos e a seu próprio caminho.

Pontes de Miranda disse que, no começo de sua vida, imaginava que o importante era TER. Mais tarde percebeu a puerilidade daquela posse. Verificou que o importante não era ter, mas SER. Com o passar do tempo lhe veio a certeza de que nem TER nem SER eram realmente vitais. O importante era PODER. A chava da vida ali estava: - PODER. Com o correr dos dias sentiu que relevante mesmo era SABER. Mas os meses foram passando e o TER, o SER, o PODER, o SABER não realizavam o sentido imaginado.

Subitamente algo se acende, ainda mais, dentro dele. Mas,como não havia pensado naquilo antes? Não! Nem TER, nem SER, nem PODER, nem SABER. O importante era FAZER.

E terminava seu modelar discurso:

- Centenas de gerações passaram, outras centenas passarão. Só importa o que se fez, porque o que se fez... É DE TODOS!

(Capítulo transcrito do livro "Falar é Viver", pg. 53, de Pedro Bloch, Editora Nórdica, Rio, 1980).
___________________
* Pedro Bloch, escritor, jornalista, teatrólogo brasileiro, fundador e primeiro presidente da "Sociedade Brasileira de Foniatria e Logopedia" e vice-presidente da International Association of Logopedics and Foniatries - do Colégio Internacional de Fonologia Experimental.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...