sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SOBRE A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA


CRÔNICA CÔMICA


Fonte: Zé do Quiabo
Por: Galvão


A nova ortografia mudou algumas coisas, mas outras nem tanto. Por exemplo, quando você mais precisa, vai continuar existindo aquela expressão “com defeito”: elevador com defeito, banheiro com defeito e caixa eletrônico com defeito. Pra suavizar, foi acrescentado no vernáculo “mulher com defeito”, um termo que só entende e muito bem, quem é casado. A capital do Brasil vai continuar sendo Argentina para George Bush e Mato Grosso do Sul, sem o “do Sul”, para Willian Bonner. As letras dobradas, vão continuar na escrita de nome de pobre: Karlla, Mello, Uóchintonn e Danyelly. Assim como todos os homens que têm (vou ficar com saudade desse plural) os nomes começados com as letras W (Washington, Wellington e Wilson), Y (Yago,Yule e Yure) e K (Kleber, Kleveson e Kleiton & Kledir) poderão sair do armário! Rio Grande do Sul está em festa!! Alfisina é oficina, por conta de você ter recebido essa foto “engraçada”, com esse nome”, por email, mais de 889 vezes! É usucapião virtual!
A reforma ortográfica de 1931, fez o contrário, retirou as letras K, W e Y da língua portuguesa. Veja que o nome Ivone, hoje é só é com “I”, mas naquela década todas as Ivones eram com ípsilon:Yvone. Eu perguntei ao professor Pasquale Cipro Neto: a Academia Brasileira de Letras vai indenizar as coitadas das Ivones? Ele acha difícil, pois “os imortais já são ruins em português, imagine em matemática…”

Nas praias e principalmente no “Piscinão de Ramos” a situação continua a mesma, independente se houve ou não mudanças na referida acentuação gráfica: ninguém sabe se compra coco, côco ou cocô.

Mensalão, mensalinho, propinoduto, valerioduto e adjacências contemporâneas, os lexicógrafos do STF acabaram com essas palavras, por decreto, antes das novas regras entrarem em vigor, por falta de “provas” até hoje, sabia?

O que me deixou indignado é que com fim do trema, alguns animais foram extintos, como o sagüi. Cadê o IBAMA? E Birigüi? A cidade não aceita perder o trema. O prefeito já falou que isso será muito ruim pro turismo, porque “éramos a única cidade do Brasil com trema!”. Disse ele chorando copiosamente!

Mas nem tudo é pintado pelo diabo! 90% dos salões de beleza de todo país têm (oh, me emociono tanto com esse plural) o nome de “Styllus”. Agora é chique dizer “eu vou cortar meu cabelo no Salão Styllus!” (mesmo que seja R$ 1,99). Agora o “Disk Pizza” é horrível! Fazer o quê? Vamos ter que engolir, um ou outro!

Meu filho, além de demorar no banheiro, passa o dia inteiro no Orkut e, atualizadamente, me perguntou como seriam as novas grafias de blz, kct, putz, tc e huhahahahah. Eu falei pra ele: hein?

E o hífen? É um caso de polícia! Se a gente já falava “antes de ontem” porque não sabia falar anteontem, imagine agora. Se você tinha dúvidas de como escrever as palavras, quanto ao hífen: contra-atacar, anti-higiênico e recém-nascido, agora com as novas regras você nunca mais saberá!!!! É a maldição d’além-mar! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

Uma curiosidade é que a língua portuguesa é a única no mundo que é legislada. Outra coisa, a lei entrou em vigor em Janeiro, desse ano, mas temos até 2012 pra nos adaptarmos, nesse período tanto faz escrever certo ou errado. Certo?

Agora falando sério. O problema do português é que você dá um duro danado, estuda as regras ortográficas pra passar naquele tão disputado concurso pra cabo de polícia, e na hora só entram as exceções!
_________________
(Copiada da coluna do José Simão, sítio http://www.scrittaonline.com.br/artigos)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...