quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O socialismo e seus efeitos

Socialismo, resumidamente, refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que defende a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação.

O socialismo posto em prática é chamado de socialismo real. Para o historiador Gilberto Cotrim, se trata de um "socialismo autoritário", devido ao terror político implementado pelos diversos regimes socialistas que existiram no mundo.

Um professor de economia na universidade Texas Tech deu um exemplo prático de como esse "socialismo autoritário" pode ocorrer inclusive nas democracias modernas.

O professor americano, que nunca havia reprovado um só aluno antes, chegou a reprovar uma classe inteira após a experiência socialista. Esta classe insistiu que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.

- Ok! vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.

Explicou:

- Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam "justas", ou seja, todos receberiam as mesmas notas. Ninguém seria reprovado, mas, claro, ninguém receberia um "A".

O que ocorreu em seguida? Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Os dedicados ficaram indignados, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Os dedicados que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. O resultado: a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a qualidade das notas continuaram a cair e a média geral foi um "F". As notas não voltaram aos patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. 

A busca por "justiça" dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar os preguiçosos, que aumentava o número cada vez mais. Portanto, todos os alunos repetiram o ano.

O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.

- Quando a recompensa é grande - ele disse - o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável. É  impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro  alguém.

Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a.

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