sexta-feira, 15 de abril de 2011

Poetas e Escritores de Francisco Santos

6º Homenageado: 
Isis Celiane Rodrigues

Biografia de Isis Celiane.

Nasci no dia 1º de novembro do ano de 1986, num cantinho generoso do Piauí chamado Francisco Santos. Sou a segunda das três filhas do casal Tertuliano Neto e Francisca Isabel Rodrigues (Til). Meu pai, homem do campo; minha mãe, esposa de sertanejo que acompanhava o marido na difícil e grandiosa missão de cuidar da terra. Assim viveram por mais de vinte anos, e assim vivi por oito, nos sertões do Piauí, plantando e colhendo feijão e milho nos invernos, e cuidando dos cajueiros nas secas, sempre em terras de outros, ganhando o suficiente para ter o que comer e vestir.

Em janeiro de 1995, em busca de melhores condições de vida, meu pai mudou-se com toda família para o Estado do Ceará. Viemos morar numa cidade chamada Crateús. Eu tinha ali oito anos. Deixamos geograficamente para trás os sertões piauienses, os parentes e os amigos, levando-os todos no coração.

No mesmo ano em que chegamos a Crateús, minhas irmãs e eu fomos matriculadas num colégio público chamado Manoel Mano. Cursei lá a segunda, terceira e quarta série. Em 1997 fui transferida para o Colégio, também público, chamado Lions Club, onde estudei até a conclusão do ensino médio. Nesta escola, participei de diversos concursos literários, obtendo alguns certificados e medalhas. Enviei, também, artigos à Revista Mundo Jovem, bastante conhecida no meio educacional no Ceará, sendo que tive dois textos e uma poesia publicados nas edições de março de 2003 e setembro de 2004. 

Durante todo esse processo educativo fui construindo timidamente meus versos, poesias e poemas, que, apesar de bastante divulgados na cidade de Crateús, ainda não ganharam publicação oficial.

Em dezembro de 2004, conclui o ensino médio, sendo que em julho de 2005 fui aprovada no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), para o curso de Pedagogia. Estudava no período da noite e durante o dia trabalhava no comércio. Exerci, por dois anos, a atividade de operadora de caixa, numa jornada exaustiva de trabalho, tendo que conciliar, com determinação, o trabalho e os estudos. 

Em 2007 fui aprovada no concurso público municipal para o cargo de agente administrativo, tendo sido solicitada para prestar serviços no Fórum de Crateús, onde permaneço até hoje.

Em junho de 2009, eu e mais 22 escritores, dentre poetas, cordelistas, e cancioneiros, fundamos a Academia de Letras de Crateús, onde passei a ocupar a cadeira nº 14, cujo patrono é Machado de Assis. 

Em março de 2010, concluí o curso de Pedagogia, adquirindo o título de Pedagoga. Apesar de nunca ter desejado lecionar, mesmo admirando demasiadamente os mestres, o curso de Pedagogia me proporcionou bastante crescimento pessoal e um grande desenvolvimento humano. Com as leituras de Paulo Freire, Althusser, Karlx Marx, dentre tantos outros, aprendi a compreender a sociedade com seu capitalismo desumano e a comover-me com as mazelas sociais.

Se tivesse que descrever-me, sem as imposições do mundo machista que gramaticalmente me obrigam a dizer que sou poetisa, eu diria que sou POETA, e diria mais ou menos assim:

Rimo a vida no seu fado constante
Não sou poeta do dia nem da noite
Sou poeta do instante
Escrevo a esmo
Mas não por acaso
Posso dizer do que já fiz
Mas sou delírio no que faço
Não sou tempestade nem cansaço
Sou poeta apenas
Insensato, um louco alucinado
Que se inebria ao luar
Que vaga pelas ruas apaixonado
Confessando amores, declamando versos
Sou partida, depois regresso
Por caminhos tantas vezes incertos
Poeta da solidão e da saudade
Que mergulha no regozijo e se esquiva à vaidade
Sem tempo certo ou hora de voltar
Que por onde passa, em cada lugar
Leva e deixa um pouco de si mesmo
Vivendo assim a esmo
Na casualidade que é essa vida incessante
Nem da noite nem do dia
Poeta apenas do instante.

Copiado do blog de Francisco Santos: http://www.fcosantospi.blogspot.com

Um comentário:

CHIICO MIGUEL disse...

Isis,

você nunca mais escreveu nem apareceu nos meus blogs para dar um alô. Você tem e-mail? Qual é?
Não se lhe disse, mas sua poesia é muito boa.
meus blosgs são:
http;//franciscomigueldemoura.blogspot.com
http://cirandinhapiaui.blogspot.com
e este
http://abodegadocamelo.blogspot.com
abraço afetuoso do
conterrâneo Francisco Miguel de Moura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...