domingo, 31 de janeiro de 2016

SONETO À CIDADE AMADA - PICOS

 Francisco Miguel de Moura*
                Aos picoenses que me conheceram
                e aos que não me conhecem.


Minha doce e querida terra, ó Picos,
Entraste na minha alma de uma vez,
Porque és a terra de pobres e de ricos,
E de brancos e pretos, com altivez.

Nesta terra é que os pobres ficam ricos
Nunca de uma só vez... Pelo trabalho,
Seja na empresa própria, seja em bicos,
Criando abelhas ou plantando o alho.

E assim, quanto mais quente tu estiveres,
Com a força e o estro que sobrar das feiras,
Canto os seus morros, curvas e mulheres...

Também nossa Matriz - que arquitetura!
E eu subo o Morro e peço que me queiras
Na embriaguez da tua formosura.

______________________
*Francisco Miguel de Moura está escrevendo uma história de Picos, já quase terminada, faltam só dois capítulos dos projetados. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...