sexta-feira, 7 de março de 2014

HARDI FILHO - 80 ANOS DE IDADE

 ARTISTA

               Hardi Filho*

No atelier da vida, solitário,
somente em comunhão com a fantasia,
eu fui o artista que criou miragens
para conforto de ânsias infinitas.

Eu fui, também, aquele que traçou
formas de vida pelo sentimento;
o gênio louco que ideou amores
para sustento, amparo da esperança.

Insano escafandrista dos mistérios,
fui tradutor das emoções do mundo
e desenhista da volúpia eterna.

De pé, trêmulas mãos, olhos insones,
fui satanás sedento de domínio,
fui deus criando e alimentando sonhos! 
___________________
*Francisco Hardi Filho, poeta brasileiro, nascido em 5 de julho de 1934, em Fortaleza-CE, cedo é auxiliar de escritório do Posto Florestal de Sobral. Andou por outros lugares tais como Sobral e Riachão. Filho de professor, apresendeu a ler e escrever com o pai, veio para Teresina pelos anos de 1951, onde começa a escrever poemas de amor e de análise da vida da alma, observando a natureza do mundo e da alma. Publicou seu primeiro livro, de nome "Cinzas e orvalhos", em 1964, fruto de um concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Teresina, julgado pela Academia Piauiense de Letras, tirando o primeiro lugar e sendo, portanto, publicado pela Imprensa Oficial. Depois publicou "Gruta Iluminada", De desencanto e de amor"Catovia",  "Teoria do simples"e "Suicídio do tempo", entre 1970 e 1991. Publicaria também, além de outros de poesia, livros de prosa, continuando a escrever. Possui alguns inéditos de prosa e poesia. Participou co Circulo Literário Piauiense (1967 e anos seguintes), com Herculano Morais e Francisco Miguel de Moura. Segundo este último, crítico literário de nome nacional, "colhe-se em Hardi Filho poesia do mais alto nível,capaz de figurar em qualquer antologia da poesia brasileira ou de lingua portuguesa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...